A Dois

Widgets


Total de visitas: 11318

Tratamentos com camomila

Tratamentos com camomila

TRATAMENTOS CASEIROS FEITOS COM CAMOMILA.



Com propriedades relaxantes e ideal para aliviar depressões, problemas gastrointestinais e dores musculares, a camomila é uma erva aromática com diversos benefícios para a nossa saúde no dia-a-dia. As suas flores e parte superior possuem efeitos 
calmantes e sedativos e ajudam a tratar também dores de cabeça e distúrbios do sono.
Conheça alguns remédios e tratamentos que você pode fazer em casa com a camomila e que podem ser muito úteis no tratamento de vários sintomas.

INFUSÃO DE PLANTAS SIMPLES:
Adicione 650 ml de água fervendo junto a camomila. Opte por 3 a 4 colheres de sopa da planta fresca ou por uma colher de chá da planta seca. Use em recipiente de porcelana, barro ou vidro temperado. Mergulhe a porção em água durante 30 minutos e filtre. Engarrafe e coloque-o na geladeira. Conserva-se durante uma semana. Sirva fria. Esta mistura é benéfica para tonificar os músculos e deixá-los relaxados.

SHAMPOO DE CAMOMILA SELVAGEM:
Faça uma infusão de plantas adicionando 4 xícaras de água a fervendo a 5 colheres de sopa de flores de camomila. Deixe assentar durante 30 minutos. Após coar adicione meia xícara de sabão em flocos à base de azeite. Dá para 4 xícaras de shampoo. Pode comprar o sabão em flocos à base de azeite em casas especializadas em produtos naturais. É fácil de fazer e é suave para o cabelo.

TRATAMENTO PARA A CASPA À BASE DE BARDANA:
Num recipiente, misture uma xícara de bardana (folhas, flor e caule da camomila), uma xícara de folhas de pessegueiro, uma xícara de camomila e meia xícara de folhas de salva. Adicione 8 xícaras de vinagre de sidra a 3,7 litros de água. Adicione a mistura de plantas ao vinagre de sidra. Deixe assentar durante duas semanas. Coar e aplicar pela manhã e a noite. Não passe por água. Deixe o cabelo secar sem retirar a mistura. Enxágue apenas no dia seguinte. Não é necessário usar sabão ou shampoo para retirar o preparado. Use apenas água. Este preparado atua rapidamente sobre a caspa.

CAMOMILA PARA PELE DESCAMADA:
As crianças e adultos que passam muito tempo ao ar livre estão mais sujeitos a sofrer de pele descamada. Faça um chá adicionando duas colheres de sopa de camomila seca a duas xícaras de água a fervendo. Deixe repousar de um dia para o outro. Coar e colocar na geladeira. Aplique no rosto e nas mãos, como se tratasse de uma loção.

TRATAMENTO DE CÓLICAS COM CAMOMILA:
Coloque uma colher de sopa de camomila e uma de sementes de funcho numa xícara com água a fervendo. Deixe assentar durante 15 minutos, tapando o recipiente. Coe bem e beba ainda morno. Pode repetir o processo 3 vezes ao dia, se for necessário.

TRATAMENTO PARA NÁUSEAS COM CAMOMILA:
Adicione uma xícara de água a fervendo a uma colher de chá de camomila seca e deixe ferver lentamente durante mais 10 minutos. Coar e adicionar 1/4 de colher de chá de canela ao chá antes de adoçar a gosto.

ALIVIAR PROBLEMAS DE ESTÔMAGO:
Misture uma colher de chá de hidraste, círio-do-rei e escutelária, uma colher de chá de camomila, duas colheres de chá de lobélia, uma colher de sopa de hortelã, 1/4 de colher de chá de hortelã-pimenta em pó e uma colher de sopa de poejo. Adicione uma colher de chá desta mistura a uma xícara de água a ferver e deixe assentar lentamente durante 10 minutos. Coe e adoce. Alivia rapidamente problemas de estômago.

O REMÉDIO IDEAL PARA DORES DE CABEÇA:
Junte uma colher de chá de flores secas de camomila a cada xícara de água fervendo. Deixe assentar durante 10 minutos. Coe e adoce com mel. É um bom relaxante. Advertência: Não tome se for alérgico a “ambrósia” porque a camomila pertence a mesma família de plantas. Muitas outras plantas são excelentes substitutos. Este chá é ótimo para todos aqueles que o podem tomar.

ALIVIAR DORES DE CABEÇA PROVOCADAS PELOS NERVOS:
Coloque duas colheres de sopa de artemísia, valeriana, camomila e agrimônia em duas xícaras de água a ferver. Deixe repousar durante 30 minutos. Coe e adicione à água do banho. Ideal para músculos doridos.

CHÁ DE ERVAS PARA A HIPERTENSÃO
Misture partes iguais de camomila, hortelã e amieiro. Aqueça duas colheres de sopa da mistura de ervas em duas xícaras de água durante 20 minutos. Coe e beba ainda morno três vezes por dia.

Sobre o Site