A Dois

Widgets


Total de visitas: 4555

A Importância do Brincar

A Importância do Brincar

A Importância do Brincar

 

A importância de brincar

 

Compreender o conceito da educação infantil como espaço privilegiado da aprendizagem infantil onde é possível assimilar o aprender com o brincar. E pensar a criança, infância e educação requer certa atenção e muita reflexão.

 

Não se pode esquecer que o lúdico no brincar é um importante fator no processo ensino e aprendizagem.

 

É durante a infância que ocorrem interações entre o mundo e o meio em que a criança vive, ocorrendo uma aprendizagem significativa e marcante para o resto de sua vida.

A infância, conhecida como a etapa das brincadeiras, do lúdico, quando brincar é uma coisa séria, é quando a criança aprende brincando.

 Toy City Cinema

 

A educação infantil e o brincar tem como finalidade o desenvolvimento absoluto da criança, principalmente na fase até cinco anos de idade e é nessa etapa que ela descobre novos valores, sentimentos, costumes, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e a interação com outras pessoas.

 

O brincar auxilia na aprendizagem fazendo com que a criança crie conceitos, ideias, em que se possam construir, explorar e reinventar os saberes que refletem sobre sua realidade e a cultura em que vive.

 

Devemos lembrar que, atualmente, o brincar está ficando relegado a uma tela de TV ou de computador, por isso é de fundamental importância oferecer e dar possibilidade para a criança desenvolver outras formas de brincar, com mais atividades físicas e com mais interação com outras crianças.

 

Conceito de criança e infância.

 

Sabe-se que a criança está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas, por causa do contato com o meio em que vive, obtendo também o domínio sobre o mundo com o passar dos anos.

 

O ser humano nasceu para aprender novos conhecimentos, descobrir e garantir sua sobrevivência e a interação na sociedade como um ser crítico, dotado de identidade, com desejos que são descobertos durante o processo de desenvolvimento.

 

Suas vivências e sentimentos quando respeitados fazem dela um ser único, singular, caracterizando assim seu eu interior, valorizando-se sua própria maneira de estar no mundo.

 

Portanto, a infância é uma etapa fundamental na vida da criança para que ela aprenda a brincar. Essa etapa é considerada a idade das brincadeiras.

 

A infância é também a idade do possível, onde tudo acontece, onde tudo dá certo quando a criança tem meios e liberdade para ser criança. Na brincadeira ela projeta a esperança de mudança, de transformação e renovação moral e social.

 

Nos dias atuais a criança, certamente, necessita estar conectada com a tecnologia presente e ainda florescente, mas não podemos esquecer de dar a oportunidade, meios e incentivo para as brincadeiras físicas para o seu desenvolvimento global.

 

Se hoje você pegar um carrinho ou uma boneca e, ainda que escondido, brincar por alguns momentos verá que ainda existe uma criança em você e o quanto bem esses poucos minutos de brincadeira lhe farão bem na correria do seu dia a dia nesse mundo globalizado e estressante.

 

Mauro Mestre

 

Sobre o Site

 Bio hair